HOME   MAPA DO SITE   CONSULTAS: 11 4330-3666
O que é?

É o aumento da pressão intra-ocular que pode ocasionar lesão ao olho se não for tratado. A pressão intra-ocular aumentada pode comprimir os vasos sanguíneos que nutrem as sensíveis estruturas visuais do fundo do olho. Devido à falta de irrigação sanguínea, as células nervosas da retina e o nervo óptico vão morrendo provocando perda progressiva da visão e estreitamento do campo visual. Se o processo não for controlado pode levar à cegueira.

Causas

O glaucoma é insidioso. Na maioria dos casos desenvolve-se lentamente, no transcurso de meses ou anos, sem ocasionar nenhum sintoma. O dano pode progredir com tanta lentidão que a pessoa não se dá conta da perda gradual da visão. Em geral, à visão vai piorando até que finalmente começa a afetar o próprio centro do campo visual e se estabelece a cegueira permanente.

Sintomas

Alguns pacientes poderão experimentar sintomas vagos, que são importantes avisos de que é necessário um exame ocular completo. Esses sintomas podem compreender a necessidade de:
- Trocar com freqüência a graduação dos óculos;
- Dificuldades para adaptar-se à obscuridade;
- Perda de visão lateral;
- Visão embaçada;
- Aparecimento de halos ou arco-íris ao redor das luzes (casos raros);
- Cefaléias (dor de cabeça) ou dor ocular intensa (casos raros.).
As chances de ser portador de glaucoma aumentam com a idade:
- Geralmente apresenta-se em pessoas com mais de 35 anos;
- Uma em cada 50 pessoas com mais de 35 anos possui glaucoma;
- Três em cada 100 com mais de 65 anos tem glaucoma;
- Uma forma muito rara de glaucoma pode ocorrer em crianças pequenas.

Tratamento

O glaucoma é uma doença crônica que dura toda a vida, e é necessário que o paciente fique em observação e tratamentos contínuos para manter controlada a pressão intra-ocular, evitando a perda da visão. Quanto mais rápido se descobrir e tratar a doença, menor será a perda. O glaucoma pode ser tratado com gotas para os olhos, comprimidos ou ainda, em alguns casos, pode ser necessária a intervenção cirúrgica. Portanto o melhor tratamento é a prevenção, o glaucoma é identificado mediante um cuidadoso exame ocular realizado por um oftalmologista, que compreende um procedimento simples e indolor para medir a pressão ocular.

Resultados

Embora não se possa curar, na maioria dos casos o glaucoma pode ser controlado satisfatoriamente mediante tratamento apropriado.

2010© Copyright - Clínica de Olhos do ABC. Todos os direitos reservados. Tel.: 11 4330-3666. Designed by TG,D