HOME   MAPA DO SITE   CONSULTAS: 11 4330-3666
Descolamento de Retina
O que é?

O que é retina?

Retina é uma camada fina de tecido nervoso sensível à luz localizada no interior do olho. É o tecido que transforma luz em estímulo nervoso e o envia ao cérebro. Pode ser comparado a um filme numa câmera fotográfica.

O que é vítreo?

O vítreo é um material gelatinoso que preenche quase todo o espaço intra-ocular. Quando o vítreo se separa da retina, em alguns olhos, pode haver uma rasgadura da retina, frequentemente pequenas e localizadas na região anterior. O único sintoma produzido por estas roturas são os "flashes" ou o início súbito de pontos flutuantes que deve ser examinado por um oftalmologista, que irá procurar cuidadosamente por uma rotura de retina.




O que é descolamento de retina?

O descolamento de retina é a separação da retina da parede do fundo do olho. Quando há uma rotura de retina, o líquido do vítreo pode passar através desta rotura e descolar a retina.

Sintomas

As pessoas que estão com descolamento de retina sentem:

- "Flashes" e pontos flutuantes, antes da retina descolar;
- Como se fosse uma cortina se fechando;
- Sombra se desenhando na frente do olho;
- Como se estivesse de olho aberto sob a água.

Tratamento

A maioria dos descolamentos de retina requer cirurgia para reposicionamento da retina ao fundo do olho. Há vários métodos utilizados hoje em dia e o tipo de cirurgia utilizada depende do tipo e extensão do descolamento e da preferência do cirurgião.



Laser ou congelamento (crioterapia)

Para tratar roturas com mínimo ou nenhum descolamento de retina. Introflexão escleral.
É o método mais comum. Neste procedimento a rotura causadora do descolamento da retina é localizada e tratada. Uma peça flexível de silicone (borracha) é suturada na esclera (branco do olho) para bloquear a área da rotura e descolamento. O líquido sub-retiniano pode ser drenado da retina descolada.

Retinopexia pneumática

É um método recente para o tratamento de alguns casos de descolamento de retina. Nesta técnica as roturas são identificadas e tratadas com uma bolha de gás especial que é injetada no olho para empurrar a área da rotura.

Vitrectomia

É um outro método cirúrgico utilizado para descolamentos com características incomuns ou complicadas. Por exemplo, nos casos com roturas muito grandes, tecido cicatricial na retina, muito sangue no vítreo ou descolamento em que falharam os outros métodos. Nesses casos mais graves são utilizados gases expansivos (C3F8) ou óleo de silicone injetado no olho.

Resultados

Como o descolamento pode lesar a retina, algumas pessoas podem não recuperar a visão perfeita.

Com os métodos atuais aproximadamente 9 em cada 10 olhos podem ter sua retina reaplicada. Se a mácula (região central, área mais sensível da retina) não for afetada pelo descolamento, 2 em cada 3 olhos recuperará a visão de leitura. Se esta área for afetada apenas 1 em cada 3 olhos recuperará a visão de leitura.


2010© Copyright - Clínica de Olhos do ABC. Todos os direitos reservados. Tel.: 11 4330-3666. Designed by TG,D